A impressora 3D é uns dos equipamentos tecnológicos atuais que vem desenvolvendo um papel importante em diversas áreas do conhecimento. Exemplos de aplicações são: construção de maquetes, próteses, peças de decoração, etc.

Sua facilidade de manuseio e versatilidade tem chamado atenção nos últimos anos para o campo da educação, pois com os modelos que são impressos é possível trazer um maior dinamismo para sala de aula. Os modelos construídos podem ajudar na compreensão dos conteúdos teóricos de algumas disciplinas e possibilitam também a inclusão de alunos cegos.

Um grande exemplo disso são as aulas de biologia, na qual as atividades práticas são de extrema importância, mas muitas escolas não possuem um laboratório equipado de forma satisfatória na. Ao utilizar os modelos 3D essas aulas podem ser dadas sem o auxílio de um laboratório, mas ainda proporcionando uma visibilidade do conteúdo.

Para além das aulas de biologia, a impressora 3D pode gerar modelos de formas geométricas para as aulas de matemática, relevos para geografia, moléculas para químicas, e muitos outros.

Saindo um pouco do campo da educação, a impressora 3D como dito anteriormente, possui aplicações para as mais diversas áreas e tem feito seus avanços principalmente no campo da biotecnologia. Exemplo disso são as próteses impressas, que tem um melhor encaixe nos locais onde serão introduzidas já que podem serem construídas nas medidas e especificações de cada paciente, evitando dores ou limitações no movimento. Outra demonstração de sua eficiência está na produção de modelos de ossos e tecidos que serão operados, permitindo ao cirurgião uma visualização mais exata do local e aumentando a taxa de sucesso na cirurgia.

https://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/106014/57856

https://tecnoblog.net/especiais/emerson-alecrim/impressoras-3d-salvando-vidas/

Skip to content